sábado, 13 de março de 2010

Direitos Humanos

Direitos humanos
É uma expressão moderna, mas seu princípio tão antigo como a humanidade. Os direitos à vida, à igualdade, à dignidade e a liberdade do ser humano são fundamentais para sua existência e desenvolvimento de sua personalidade. É o conjunto de condições e de possibilidades adquiridos no processo histórico de civilização da humanidade, associados à capacidade natural de cada pessoa em se organizar socialmente, são fundamentais porque sem eles não seria possível existir, desenvolver e participar plenamente da vida, todos os seres humanos devem ter estes direitos assegurados desde o nascimento. São universais, independem de fronteiras e leis nacionais.
Pensando em direitos humanos me veio à mente uma entrevista do ator Dan Stulbach no programa do Jô Soares, onde ele fez um breve relato sobre a história de sua família. A parte que mais me chamou a atenção foi quando ele relembra a história do avô na Segunda Guerra Mundial, na qual ficou dois anos e meio, escondido no sótão da fábrica onde antes trabalhava. O ano é 1945. Na Cracóvia, na Polônia, um grupo de dezesseis pessoas foge dos nazistas e se esconde num sótão. Um deles é Edward Stulbach, que junto com sua mulher, tem que ficar constantemente abaixado no espaço de um metro de altura. Mas esse não é seu único problema: antes de ir para o esconderijo, o casal teve que deixar o filho recém nascido, Josef, com uma família católica e foi avisado que a criança passava fome. A única solução: trazer o bebê para o abrigo e correr o risco de ser pego por oficiais de Hitler. O dono da casa onde estavam escondidos oferece para fazê-lo, mas só se todos concordassem. Afinal, é mais uma boca para alimentar. Por 9 a 7 votos, o “sim” vence. O homem volta com um saco na mão e, ao abri-lo, lá está um bebê, chorando.
Essa história não só realmente aconteceu como a criança resgatada é o pai do ator Dan Stulbach que revive o drama de guerra em “Tempos de Paz”, filme de Daniel Filho. Estes com a graça de Deus têm histórias para contar e os direitos humanos de outras famílias que foram extintas?
O que podemos concluir sobre este acontecimento é que quantas famílias sofreram passando por estas e outras condições muito piores, por conta da mente humana que foi e ainda é capaz de dominar o mundo influenciando pessoas, através de práticas impensáveis e é, portanto fundamental que como educadores tenhamos consciência dos direitos humanos em sua essência para contribuir na formação de seres humanos que prezem pela liberdade, igualdade e solidariedade.
Elvira Rizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário